A franquia de fast food Burguer King tem sede nos Estados Unidos e se popularizou no Brasil nos últimos anos, se tornando forte concorrente de outras marcas que são referência no mercado como o Mc Donalds.
O BK oferece produtos alimentícios de produção padronizada e ritmo acelerado, conforme cardápio pré-estabelecido dentro do país da franquia. No Brasil são comercializados hambúrgueres, salada, sobremesas, acompanhamento e combo composto por um hambúrguer, um acompanhamento e uma bebida. Porém existem outras combinações e saladas diferenciadas na Argentina e nos EUA, que sequer imaginamos, nesse artigo você irá descobrir quais são.
Apesar da padronização da marca, existe diversidade nos produtos comercializados de acordo com o país onde a unidade da franquia está estabelecida. Isso significa que se o consumidor visitar uma unidade nos Estados Unidos, por exemplo, ele encontrará os mesmos lanches e também outras opções que não são servidas aqui e vice-versa.
Analisando os cardápios brasileiro, estado unidense e argentino é possível identificar as diferenças e alguns sabores que seriam bem apreciados pelo público consumidor brasileiro. Confira.
O diferencial do cardápio americano para o brasileiro não está centrado nos hambúrgueres e sim em outros produtos.
É o caso do combo 9 Piece Chicken Fries Combo que vem com nove pedaços de frango frito, bebida, batata e um molho. Existem também variações desse produto com dez pedaços e vinte pedaços. O cardápio americano também oferece diversos tipos de saladas, enquanto o brasileiro oferece apenas um. As saladas com pedaços de frango provavelmente cairiam no gosto popular.
Quando o assunto é acompanhamento, as Large Satisfries prometem saciar a fome dos consumidores que gostam de batatas. Outra boa pedida é o 5 ou 10 Piece Mozzarella Sticks, que são pedaços de frango frito recheados com mussarela.
Para as crianças, o Clube BK brasileiro oferece apenas a opção de combo com nuggets, mas a americana oferece também a com hamburguer e com cheeseburguer.
Para finalizar, nos Estados Unidos existem diversas ofertas de tortas e milk-shakes, enquanto no Brasil existem apenas opções de sorvetes.
O cardápio argentino também oferece apenas uma opção de salada, porém oferece um lanche com hambúrguer de soja que provavelmente atenderia aos consumidores vegetarianos brasileiros. Existem também palitinhos fritos de acelga e os snacks com mussarela, contudo o grande diferencial está nos Churrasquitos.
Existem dois tipos de Churrasquitos e ambos são com carne tipo churrasco, queijo e tomate. O tradicional vem com alface e o pampeano vem com um creme. Provavelmente esses produtos agradariam muito ao público brasileiro se entrassem no cardápio do nosso país.
(Opinião) Certamente podemos reconhecer que, infelizmente, o Brasileiro é um povo mais acomodado e satisfeito com pouco, do que as outras nações mencionadas nesse artigo. Logo seu nível de exigência é consigo próprio para poder ir a uma rede de fastfood com a família, pois essa opção de alimentação era algo elitizado há uma década atrás. Acredito, portanto, que daqui um tempo o Brasileiro tenha essa consciência que assim como veículos automotores melhores, produtos de melhor qualidade e diversidade que são oferecidos em outros países, por aqui também deveriam estar.
Em um país com um dos maiores índices de produto interno bruto, o que seria a falta de diversificação se não a expectativa do consumidor sobre aquilo que é servido na rede fastfood. Em outras palavras se os Burguer(s) King viessem operar nos EUA com o cardápio Brasileiro, certamente teriam dificuldade de manterem-se vivos, com faturamento positivo. Não pelo fato dos produtos não agradarem o paladar americano, porém pela nítida pouca diversidade de produtos e combinações, que logicamente agrega maior custo a qualquer empresa.